Sobre a Escola da Infância

A Escola da Infância é uma comunidade de apoio incondicional para mães e pais. Trocamos experiências, aprendemos uns com outros e, principalmente, temos a oportunidade de ouvir e conhecer profissionais e estudiosos de vários ramos do universo infantil.

É importante destacar que aqui, neste espaço, louvamos a metodologia da criação com apego. Procuramos respeitar os pequenos, suas emoções, compreendendo suas necessidade e limitações, sem regras que mandam “deixar chorar” ou dar “tapas educativos”. Acreditamos no poder do amor como força transformadora de qualquer ser vivo. Qual é o segredo?

Compreensão, respeito e conversa. Desde a mais tenra idade. Cremos também que cada família é única. Cada criança é única. Portanto o nosso trabalho é auxiliar com “dicas” e “orientações”. Não ditamos regras. Cada pai ou mãe sabe a melhor forma de adaptar cada sugestão a sua realidade.

Queremos que você se sinta à vontade. O espaço também é seu. É nosso! Estamos todos juntos, de mãos dadas, nessa enorme aventura que é criar e educar um novo ser humano.

Beijos,

Equipe da Escola da Infância

Sobre a Paula

Jornalista, consultora financeira, escritora, aprendiz de cozinheira, fotografa muito amadora, curiosa e mãe.

A minha vida se resume em “antes” e “depois” do meu filho. Foi como se centenas de baldes de tintas coloridas fossem derramamos sobre o meu dia a dia, deixando tudo mais vivo, alegre, mas ao mesmo tempo também um pouco confuso. Uma profusão de sentimentos invadiu o meu corpo e a minha mente, que antes só se preocupava com pautas, matérias, entrevistas, artigos e planos de comunicação. De repente, tudo isso, que era tão grande e importante para mim, ficou pequeno. Um novo universo se abriu.

Abandonei uma carreira quadrada para dar asas a minha imaginação e criatividade. Mergulhei de cabeça no mundo materno-infantil. Fiz cursos, li livros, conheci profissionais incríveis. O volume de informações e de contatos foi ficando tão extenso que não me parecia mais justo guardar tudo aquilo nos meus blocos de anotações e agenda de telefone. A cada dia milhares de novas mães “nascem”, com os mesmos medos e angustias que um dia eu tive. Que um dia todos nós, pais e mães, tivemos.

E assim surgiu a Escola da Infância, com o objetivo de mostrar que juntas, nos apoiando, tudo fica mais fácil, mais leve. As dores, quando compartilhadas, ficam menores. Já as alegrias, multiplicam-se. Esse é o grande poder de uma comunidade. Essa é a missão da Escola da Infância, um projeto que nasceu entre trocas de fraldas, preparo de lancheiras e dúvidas em grupos no whatsapp.

Pelo menos é isso que eu espero levar para vocês: acolhimento.

Beijos,

Paula

Sobre a Flávia

Bacharel em Direito, atuante na área de licitações e contratos, curiosa de carteirinha, mãe de dois filhos e totalmente surpreendida pela maternidade.

Quando confirmei minha primeira gestação pensei: “como vou cuidar de um ser tão pequenino que não fala?” Ao ver meu filho pela primeira vez, soube que nos entenderíamos.

Isso não quer dizer que nunca me peguei em pânico pelo choro diferente, um tombo, a recusa dos alimentos, voltar a trabalhar e deixa-lo com outra pessoa. No segundo filho pensei “vou tirar de letra” e não, não foi tão fácil assim! Percebi que os filhos são seres completamente diferentes desde o momento em que dão o primeiro choro…enfim, foram tantas dúvidas e são ainda! Conheci a Paula em um grupo de whatsapp formado por mães em que uma foi indicando a outra e de repente as amamentações da madrugada deixaram de ser tão silenciosas, éramos várias trocando informações, cuidados e muito carinho. A oportunidade de
estar com outras pessoas tornou as dificuldades mais leves, percebi que o meu problema era também o de muitas outras pessoas e que compartilhar fez um bem enorme para todas nós.

Quando surgiu a ideia da Escola da Infância tudo isso me veio á cabeça. E aqui estou, trabalhando para que VOCÊ alcance em nosso portal conteúdos elaborados por profissionais de diferentes áreas que traduzem a infância e o universo que se abre para as pessoas que tem a oportunidade de “criar” um ser humano.

Seja bem vindo!

Sobre a Guaíra

Mãe de dois garotões, Guaíra Flor se divide entre o jornalismo, as lições de casa dos filhos e as duas empresas que dirige. É pouca mão para equilibrar tanta coisa, mas como toda mulher-mãe-que-trabalha, ela acaba conseguindo. Apaixonada por publicações e pela internet, Guaíra trouxe sua experiência como editora, repórter e empreendedora par ao portal Escola da Infância. Ela estará dando aquele olhar de quem já viveu poucas e boas com os filhos nas escolas, nos shoppings e no dia a dia. Acreditam que seu primeiro filho foi mordido por uma professora? Não, você não leu errado! Existem instituições sem preparo para receber crianças especiais, e ela é mãe de um menino com síndrome de asperger (a mesma “doença que fez Einstein ser considerado um retardado aos 5 anos). A boa notícia é que o garoto e ela sobrevieram, e agora têm muitas histórias pra contar para você.