5 Dicas de como começar bem o ano escolar

desenvolvimento | 19 de abril de 2017

Ter uma boa gestão não é tarefa fácil, é preciso estudar, dedicar-se, planejar e pensar em diferentes estratégias para utilizar durante o ano letivo. Professores, diretores, coordenadores, toda a equipe pedagógica precisam trabalhar juntos. Organizar bem seu tempo, planejar de acordo com as necessidades de cada aluno, promover um ambiente de cooperação, saber utilizar as tecnologias são alguns pontos que requerem atenção para começar bem o ano escolar.

Sendo assim, listamos 5 dicas para você começar o ano com o pé direito.

1 – Planeje

Já falamos da importância do planejamento anual, do quanto ele contribui para o desenvolvimento educacional dos estudantes, como ajuda o docente a se organizar e ter uma noção de como será seu ano. Além disso, no planejamento anual é discutido quais os objetivos que serão alcançados durante o ano.

2- Organize o espaço

A adequação do ambiente é o primeiro passo para um trabalho produtivo. Organize tudo que for utilizado de materiais em sala de aula, para que assim, as atividades sejam realizadas de diversas maneiras.

3 – Gestão da sala de aula

Ter um plano de aula é muito importante. É essencial mostrar o que você vai ensinar, explicitando os objetivos, o conteúdo tratado, em quanto tempo será dado e como será a dinâmica. Com isso, todos criam a expectativa correta diante da aula, se organizam melhor e se sentem mais seguros.

4 – Tenha um bom relacionamento familiar

O bom relacionamento com a família e com o aluno é essencial. Dê aos responsáveis sua devida importância. Realize eventos, reuniões, apresente a escola, funcionários, informe sobre o dia a dia escolar, como os alunos estão indo na escola, dinâmica de ensino. Tudo isso é importante para que se tenha um bom relacionamento entre escola e família.

5 – Use a tecnologia ao seu favor

A tecnologia já faz parte da realidade de todos e nada melhor do que oferecer uma ferramenta que possa aproximar, principalmente, os pais da escolas, seja para saber como foi o dia do filho, comunicados, às atividades do dia, quais os eventos que terão na escola. Enfim, faça com que os pais estejam engajados com a escola sem precisar sair de casa. Use a tecnologia ao seu favor.

A agenda digital escolar tem se tornado um grande diferencial para as escolas, uma comunicação rápida, simples e moderna que une pais, alunos e escolas, além de agilizar e otimizar o processo de comunicação escolar. Você pode encontrar tudo isso na Agenda Kids, sua agenda escolar no celular, tablet ou computador.

fontes: https://blog.agendakidsdigital.com/gestao-escolar/5-dicas-de-como-comecar-bem-o-ano-escolar/